quarta-feira, 1 de maio de 2013

300 dpi

'
Uma amiga me ligou aflita porque  uma gráfica rejeitou a fotografia enviada para confecção da capa do seu livro.

Ela mandou um arquivo de alta resolução mas a gráfica disse que a imagem não deve ter menos que 300 dpi.

Recomendei o GIMP para solução do problema.

Uma imagem com grande dimensão não significa que tenha alta resolução.

Como exemplo vou usar a foto usada em meu perfil, chamada SUNP0633 que mede 2720x2048 pixels.

Para saber quantos dpi há na tua imagem, clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha a opção "PROPRIEDADES";  na nova janela, clique na aba "Detalhes".


Minha foto SUNP0633 que mede 2720x2048 pixels, tem apenas 72 dpi de resolução e será rejeitada por uma destas boas gráficas.

Para ajustar a resolução da minha foto, abri ela com o GIMP,  com a imagem selecionada cliquei na aba" IMAGEM" e depois em "REDIMENSIONAR IMAGEM"


Na nova janela que se apresentou alterei para 300 no campo resolução x e y onde estava marcando 72 e cliquei no botão "REDIMENSIONAR"


Salvei as alterações e fechei o GIMP.

Voltei a minha pasta onde a imagem SUNP0633 estava guardada; cliquei com o botão direito do mouse sobre ela e escolhi a opção "PROPRIEDADES";  na nova janela, cliquei na aba "Detalhes".
        

Agora minha foto SUNP0633  tem a resolução exigida pelas boas gráficas.


'

Nenhum comentário: