Sem Nexo

'
No período em que confeccionava livros artesanais. Manuscritos a bico-de-pena e encadernados à mão. Procurei o Juliano e propus fazer um livro com as letras das músicas dele, como se fosse um livro de poesias.

Ele ficou tão feliz e me apresentou um texto sem nexo. Li o texto e confesso que nas primeiras páginas pensei: “Que merda é esta?” Cheio de frasezinhas bobas feitas pra adolescente rir. Assim que a história foi se desenrolando, disse: “Que merda legal!!!”

Mexi numas frases, fiz o capítulo final (aliás dois, o Juliano escolheu o do seu agrado) e algumas ilustrações em nankin.

O livro narra uma história psicodélica onde um sujeito chamado Sonho, cansado da vida real foge para o mundo surreal juntamente com dois amigos, uma lesma e uma mosca.

O Jogo

Este foi meu primeiro jogo feito no RPG Maker 2003. Em 2004 comprei uma revista com um CD de jogos que não abriam. Onde incluía este maker.

Sem internet pra baixar as RTP dos jogos (pastas com os gráficos e sons) e tutoriais para o programa que é todo em inglês. Usei a historia Sem Nexo como pano de fundo pra testar e descobrir o que o programa fazia pelo método do fuça-fuça. Que resultou neste jogo.

Coloquei o lesma e a varejeira com formas humanas porque não conseguia criar os chamados BattleCharSet, que são aqueles gráficos animados dos heróis durante o duelo. E assim, adaptando a história conforme minhas limitações.

Optei em não usar as “áreas de combate”, pra enfrentar os bichos deve-se clicar neles, mas resolvi obrigar o jogador a enfrentar 10 sapos no primeiro mapa, antes de seguir viagem, pra ter um mínimo de chances de chegar ao final.

Os demais mapas é possível passar sem nenhum duelo. E chegar ao final do jogo com nível 2! Vai até 99. Claro que deverá ter sorte de encontrar uma vaca no final e não um touro, ou vai morrer.

Fiz isto porque sempre que pegamos um jogo novo de RPG, ficamos ansiosos em saber qual será o desfecho da história. Então se o jogador optar, pode passar direto e batido. Depois ele reinicia e vai curtindo cada batalha, conquistando pontos e itens.

Outra coisa frustrante nestes jogos é que quando tu já está habituado com o herói, já evoluiu bastante e está bem fortinho: o jogo termina.

Coloquei no final uma opção de continuar jogando até o nível 99. Pra não ficar sem graça pra quem vai evoluir até 99 e ter que enfrentar bichos que venço com nível 9; e nem colocar bichos muito fortes (bons para níveis 50 a 80) e não conseguir jogar porque chego ao final do jogo com no máximo nível 14. Copiei os mesmos mapas, sem a história e diálogos, todos interligados por um sistema de teleportes, com réplica dos bichos turbinados.

Com bastante HP pra valer a pena atacar com um herói nível 60 e com baixa agilidade, pra dar tempo do herói com nível 10 atacar várias vezes antes que o bicho reaja.

Pro jogador não morrer de tédio tem um mapa chamado Pesadelos, com bichos realmente fortões e sem local para saída. É o único com “área de combate”. Os teleportes (são quatro) são eventos transparentes que andam aleatoriamente pelo mapa e são acionados assim que colidirem com o herói.

 
Outra surpresa (não mais porque acabo de contar) é que num dos buracos da caverna aparece o Mago Ruhtra com a seguinte mensagem:

-Me procurem... estou dentro da caverna e vejo vocês espiando nos buracos. 

Prestem atenção nesta frase e o procurem no lugar certo. Ele dará uma opção de continuar ali ou reiniciar o jogo. Mas com a seguinte condição. Você reinicia com todos os pontos de experiência e itens que já conquistou.

Deve ser interessante reviver a aventura, agora mais forte.

Disponibilizo o jogo em duas versões de arquivo. Uma com o instalador e outra numa versão auto executável.

Este programa de criar jogos é japonês. A versão que tenho foi traduzida para o inglês, menos o criador do “game disk”. Em geral o Windows não reconhece os caracteres japoneses.

A janela do instalador aparece assim:


Não se assuste com tantos “?????”, eles são traduzíveis.

A – escolha a pasta ou diretório onde será instalado o jogo
B – marque este opção se quer um atalho na área de trabalho
C – marque aqui se quer que ele inicie o jogo logo após a instalação
D – iniciar a instalação
E – cancelar a instalação
 Para baixar o instalador do Jogo Sem Nexo, clique aqui. 


Muito Importante

Ao fazer o download, opte pelo DOWNLOAD. Somente depois abra a pasta com seu WinRar ou FilZip. Caso opte em abrir em vez de fazer download, o teu antivirus poderá bloquear o executável do jogo e não vai funcionar nada!


 
Já a versão portátil, não requer instalação. Basta clicar e jogar. Copie num pendrive ou CD e jogue no PC que quiser.

Infelizmente apresentou um defeitinho. Como eu não sou um especialista em configurar arquivos SFX. Sempre que você desligar o jogo ele apagará todos os jogos salvos.


Mas a opção salvar, funciona perfeitamente enquanto estiver jogando.

Para não deixa-los tão tristes carreguei junto um com o jogo uma pasta salva exatamente quando chega ao final da aventura Sem Nexo e opta por continuar a jogar até o nível 99. Os heróis estão com nível 25.